sábado, 2 de agosto de 2008

Resumo Histórico da Travessia do Canal da Mancha

O homem que deu início a esta loucura da Travessia do Canal da Mancha foi o comandante Matthew Webb, um marinheiro musculoso que, em Agosto de 1875, cumpriu a distância em 21 horas e 45 minutos.

A sua rota em ziguezague acabou por ficar em 39,5 milhas, oportunidade em que o Presidente da Câmara de Dover declarou: "Não acredito que, na história do mundo, se volte a realizar tal feito."

A história deu-lhe razão ao longo de 36 anos, apesar de nesse interregno, outros 70 bravos terem tentado a sorte. Mas, em 1911, T. W. Burgess conseguiu igualar a proeza. Doze anos depois, seguiu-se mais um sucesso, desta feita conseguido por uma americana perseverante, Henry Sullivan, que nadou durante 26 horas e 50 minutos.

Na década de 20, o desafio pegou, incentivado por um prémio de 1000 libras. Dorothy Logan arrebatou a quantia, limitando-se a nadar despreocupadamente para fora da vista, até um barco que a aguardava e que depois a transportou até próximo da costa francesa. Após este incidente, constitui-se a “Chanel Swimming Association”, para estabelecer as regras.

A Travessia do Canal, que fica entre a França e a Inglaterra, deve começar em praias e terminar em praias ou em rochedos. Os nadadores têm direito a receber alimentos durante a prova, mas não podem tocar no barco ou em mãos que os auxiliem.O único equipamento permitido é roupa de banho não-isotérmica, touca, óculos, vedadores de narinas, borrachas para os ouvidos, óleos e um bastão luminoso à noite.

A distância em linha recta é de 34km, mas os nadadores percorrem sempre uma distância maior devido às correntes. A temperatura da água é muito fria, sendo a média de 14 graus Celsius.

Nos heróicos, mas pouco científicos, velhos tempos, os nadadores comiam de tudo, desde pudim de arroz a frango assado.

Oficialmente menos de 10% das tentativas de Travessia do Canal tem sucesso e apenas cerca de metade dos nadadores que fizeram a travessia, receberam o certificado oficial, dado pelo Channel Swimming Association, que fiscaliza todas as travessias do canal.

1 comentário:

Unknown disse...

Nossa adorei seu blog, me ajudo muito na mh pesquisa de trassevia, estou me especializando em ciencia da natação e achei um máximo tudo isso. Muito obrigada. Ñ tenho blog + meu e-mail é esse ai fafaedfisica@gmail.com