terça-feira, 12 de agosto de 2008

Dormir a 3200 metros de altitude

Desde Janeiro de 2008 tenho dormido numa tenda de simulação de altitude de forma a complementar a minha preparação para a Grande Travessia do Canal da Mancha.

A empresa americana HIPOXICO que me vendeu o equipamento, aparece como uma das entidades que me apoia, porque lhes “cravei” um desconto de alguns dólares americanos…

No primeiro mês adaptei-me ao equipamento a dormir no nível 3 (equivale a 1200 metros). Depois desta fase fui acrescentando meio nível (200 metros) a cada semana, até ao nível 6 (2400 metros). Depois fiz uma pausa de 15 dias até à Travessia Bouçã – Castelo de Bode (54km em dois dias em 13h44m).

Uma semana depois dessa Travessia voltei ao nível 5 (2000 metros) e a acrescentar meio nível (200 metros) a cada semana, até ao nível 7,5 (3000 metros). Depois fiz uma pausa de 15 dias até à Travessia Farilhões – Peniche (24km em 7h05m).

Uma semana depois dessa Travessia voltei ao nível 6 (2400 metros) e a acrescentar meio nível (200 metros) a cada semana, até ao nível 8 (3200 metros), mantendo-o até à semana antes de vir para Inglaterra.

Nessa fase de readaptação à dormida ao nível do mar, o corpo respondeu de forma estranha ao esforço, ainda por cima numa fase em que a carga de tempo/quilometragem começou a diminuir – o denominado “tapper”.

Os treinos de domingo e 2ª (ambos de 1h05m) demonstraram que esse “tapper” está no bom caminho e que o pico de forma será no memento certo. Agora é só ter calma e nos próximos dias tentar não exagerar na intensidade dos treinos para poder carregar as ultimas “baterias”.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Nuno e Pascoal,
Nota-se que vc deram mta importãncia ao treino e tb ao equip hipobárico. Assim, os obstáculos que virão serão meros acidentes de percurso. O apoio moral e o acompanhamento que tens Nuno, é fundamental, não tanto quando atravessares, mas principal/ nesta fase de incerteza qto ao momento do tiro de partida. O Triatlo está contigo...

Unknown disse...

Não sei como é que consegues só com um Pulmão!!!! Tu és grande!!
Garrafão de MUMM olé!!!

Anónimo disse...

já podes ir fazer uma escalada...

GV

Luis K. W. disse...

A dormir numa tenda?!? E o que é que a Filipa diz disso? ;-)

Anónimo disse...

Bem!!
Dormir a 3200 metros é muita 'fruta'

Eu durmo num quarto andar q fica a menos de 100m do nivel do rio,...e já acho tanto!!!
Ás vezes sinto q tenho globulos vermelhos a mais.
(SLB sempre!!)

Sinceramente, não sei como aguentáste tanta altitude...

Eu também tenho uma tenda...
...daquelas q s abrem em 2 segundos
...quanto á altitude, também é variavel com a tua.
...tudo depende do local onde é montada.

FM